Encontros

5º Encontro (2020)

O 5º encontro, devido à situação de pandemia, foi realizado em modo webinar para que todos pudessem participar em segurança. Este encontro decorreu no dia 16 de outubro pelas 16 horas de Lisboa (UTC+01:00) por videoconferência.

Como estava previsto realizar-se nos Açores, o 5º Encontro GelAvista, contou com a participação de oradores convidados dos Açores. A temática foi a literacia dos Oceanos, onde Carla Dâmaso, coordenadora do Observatório do Mar dos Açores (OMA), apresentou as atividades de divulgação de ciência e literacia dos Oceanos que desenvolvem. Margarida Patrão Costa da Direção Regional dos Assuntos do Mar dos Açores apresentou o Programa “Alerta Águas Vivas”, que criou sinalética específica colocada nas zonas balneares dos Açores que alerte os banhistas para a existência de medusas na água e ainda para a sua densidade. A conferência teve também espaço para a apresentação do ponto de situação sobre o GelAvista e os observadores GelAvista. Todos os participantes tiveram a oportunidade de colocar questões. No final do encontro foram atribuídos os prémios Medusa d’Ouro, com especial atenção para os observadores dos Açores.

4º Encontro (2019)

Este 4º encontro reuniu observadores e cientistas no Funchal entre os dias 23 e 24 de novembro e teve a colaboração da Estação de Biologia Marinha do Funchal e da Embaixada do Canadá em Lisboa. Uma vez mais deu-se início ao encontro abordando o programa GelAvista e apresentando-se os mais recentes dados das espécies gelatinosas a ocorrerem em Portugal.

Seguiram-se as apresentações dos oradores convidados: Peter Ross, da Ocean Wise (Canadá), falou sobre a poluição por microplásticos nos oceanos; Sonia Gueroun, do projecto GoGelly, apresentou uma recolha bibliográfica sobre os organismos gelatinosos na Macaronésia; e Mafalda Freitas (GelAvista Madeira) apresentou os dados da abundância de organismos gelatinosos dos últimos 5 anos para o arquipélago da Madeira. No final do encontro, os nossos observadores Álvaro Palricas (Madeira), Associação Predominante Azul (equipa de nadadores salvadores da Ericeira) e Catarina Soares (Torres Vedras) receberam o prémio Medusa d’Ouro.

3º Encontro (2018)

A 1 de dezembro decorreu mais um encontro anual do programa GelAvista, desta vez em Faro com a colaboração da Universidade do Algarve e, como sempre com a participação dos nossos observadores. Como habitual iniciou-se o encontro com a apresentação do programa GelAvista, explicando em que consiste e seus objetivos, dando a conhecer a informação recolhida até então e abordando as boas práticas de observação.

Este contou ainda com a participação de 3 oradoras convidadas: Alexandra Teodósio (UAlg), que explicou a importância dos gelatinosos nos ecossistemas marinhos; Rita Domingues (UAlg), expos sobre o que motivará os cidadãos a participar em projetos de ciência cidadã e Mafalda Freitas (GelAvista Madeira), apresentou o resultado de 5 anos de monitorização de águas vivas no arquipélago da Madeira. No encerramento entregaram-se as Medusa d’Ouro: ao observador do Algarve, Rui Filipe e a Guilherme Santos da Costa da Caparica.

2º Encontro (2017)

No dia 16 de Dezembro, realizou-se o 2º encontro GelAvista no IPMA Algés. Tivemos novamente oportunidade de partilhar com os nossos observadores os resultados obtidos até então, bem como alguns dos trabalhos que têm sido desenvolvidos como fruto deste programa. Foi com muito prazer que contámos com a presença de vários dos nossos observadores, a convidada Ana Pereira do Ispa Instituto Universitário, 3 Medusas de Ouro e uma observadora especial de quatro patas, a Ponga.

Muito obrigada a todos os que se juntaram a nós para este encontro, e a todos aqueles que contribuem para este programa!

1º Encontro (2016)

No dia 17 de Dezembro, o programa GelAvista promoveu um encontro com os observadores para apresentar os primeiros resultados e partilhar informação sobre biologia e identificação de organismos gelatinosos. O entusiasmo e o envolvimento dos observadores GelAvista foram inspiradores.