Encontros

7º Encontro (2022)

O 7º Encontro GelAvista realiza-se nos dias 10 e 11 de outubro, no auditório do IPMA, em Algés. A iniciativa procura divulgar o programa que monitoriza, desde 2016, os organismos gelatinosos em toda a costa de Portugal continental, Açores e Madeira, com a ajuda da população.

O Encontro anual GelAvista junta cidadãos interessados nestes organismos, voluntários do programa e cientistas que trabalham nestas temáticas numa vertente mais académica.

Para além da divulgação dos mais recentes dados recolhidos no âmbito deste projeto de ciência cidadã e da participação de oradores convidados, o encontro compreenderá, pela primeira vez, a apresentação de trabalhos científicos de estudantes e investigadores relacionados com a temática.

Os prémios Medusa d’Ouro voltam a distinguir os observadores GelAvista que, de alguma forma, se destacaram dos demais.

O evento é aberto ao público em geral, sendo possível participar no mesmo, presencialmente ou por videoconferência, mediante inscrição.

Para manifestar o seu interesse e confirmar a sua participação, pedimos que preencha um breve formulário de inscrição: https://forms.gle/EibdHfbqsqded95m8

Mais detalhes serão divulgados em breve!

6º Encontro (2021)

O 6º Encontro GelAvista decorreu em formato híbrido (online e presencial) nos dias 11 e 12 de Outubro de 2021.

A componente presencial foi realizada no CIIMAR, por isso a apresentação dos resultados mais recentes do programa GelAvista, centrou-se na região norte de Portugal. Foram ainda apresentados os resultados de um estudo focado na Caravela-portuguesa, desenvolvido por alunas da Universidade do Algarve e Lisboa em colaboração com o GelAvista, no âmbito do programa Sê investigador por 3 semanas do CEAUL (https://bit.ly/3D7KxVN). Ainda fruto das colaborações com o GelAvista, Sonia Gueroun, a trabalhar no projecto GoJelly (https://gojelly.eu/) apresentou o trabalho desenvolvido sobre a medusa-do-Tejo e que inclui dados GelAvista.

Os convidados foram a Doutora Alenka Malej do National Institute of Biology na Eslóvenia que falou sobre as medusas do Mar Adriático no contexto das alterações climáticas e, o fotógrafo de natureza Luís Quinta que revelou algumas das belas imagens que captou de espécies gelatinosas em águas portuguesas.

No dia 12 de Outubro, em formato exclusivamente online, tivemos um workshop sobre a identificação dos organismos gelatinosos mais comuns que ocorrem em Portugal. Como já vem sendo habitual, todos os participantes tiveram a oportunidade de colocar questões e no final do encontro foram atribuídos os prémios Medusa d’Ouro. Este foi o Encontro GelAvista mais participado de todos!

5º Encontro (2020)

O 5º encontro, devido à situação de pandemia, foi realizado em modo webinar para que todos pudessem participar em segurança. Este encontro decorreu no dia 16 de outubro pelas 16 horas de Lisboa (UTC+01:00) por videoconferência.

Como estava previsto realizar-se nos Açores, o 5º Encontro GelAvista, contou com a participação de oradores convidados dos Açores. A temática foi a literacia dos Oceanos, onde Carla Dâmaso, coordenadora do Observatório do Mar dos Açores (OMA), apresentou as atividades de divulgação de ciência e literacia dos Oceanos que desenvolvem. Margarida Patrão Costa da Direção Regional dos Assuntos do Mar dos Açores apresentou o Programa “Alerta Águas Vivas”, que criou sinalética específica colocada nas zonas balneares dos Açores que alerte os banhistas para a existência de medusas na água e ainda para a sua densidade. A conferência teve também espaço para a apresentação do ponto de situação sobre o GelAvista e os observadores GelAvista. Todos os participantes tiveram a oportunidade de colocar questões. No final do encontro foram atribuídos os prémios Medusa d’Ouro, com especial atenção para os observadores dos Açores.

4º Encontro (2019)

Este 4º encontro reuniu observadores e cientistas no Funchal entre os dias 23 e 24 de novembro e teve a colaboração da Estação de Biologia Marinha do Funchal e da Embaixada do Canadá em Lisboa. Uma vez mais deu-se início ao encontro abordando o programa GelAvista e apresentando-se os mais recentes dados das espécies gelatinosas a ocorrerem em Portugal.

Seguiram-se as apresentações dos oradores convidados: Peter Ross, da Ocean Wise (Canadá), falou sobre a poluição por microplásticos nos oceanos; Sonia Gueroun, do projecto GoGelly, apresentou uma recolha bibliográfica sobre os organismos gelatinosos na Macaronésia; e Mafalda Freitas (GelAvista Madeira) apresentou os dados da abundância de organismos gelatinosos dos últimos 5 anos para o arquipélago da Madeira. No final do encontro, os nossos observadores Álvaro Palricas (Madeira), Associação Predominante Azul (equipa de nadadores salvadores da Ericeira) e Catarina Soares (Torres Vedras) receberam o prémio Medusa d’Ouro.

3º Encontro (2018)

A 1 de dezembro decorreu mais um encontro anual do programa GelAvista, desta vez em Faro com a colaboração da Universidade do Algarve e, como sempre com a participação dos nossos observadores. Como habitual iniciou-se o encontro com a apresentação do programa GelAvista, explicando em que consiste e seus objetivos, dando a conhecer a informação recolhida até então e abordando as boas práticas de observação.

Este contou ainda com a participação de 3 oradoras convidadas: Alexandra Teodósio (UAlg), que explicou a importância dos gelatinosos nos ecossistemas marinhos; Rita Domingues (UAlg), expos sobre o que motivará os cidadãos a participar em projetos de ciência cidadã e Mafalda Freitas (GelAvista Madeira), apresentou o resultado de 5 anos de monitorização de águas vivas no arquipélago da Madeira. No encerramento entregaram-se as Medusa d’Ouro: ao observador do Algarve, Rui Filipe e a Guilherme Santos da Costa da Caparica.

2º Encontro (2017)

No dia 16 de Dezembro, realizou-se o 2º encontro GelAvista no IPMA Algés. Tivemos novamente oportunidade de partilhar com os nossos observadores os resultados obtidos até então, bem como alguns dos trabalhos que têm sido desenvolvidos como fruto deste programa. Foi com muito prazer que contámos com a presença de vários dos nossos observadores, a convidada Ana Pereira do Ispa Instituto Universitário, 3 Medusas de Ouro e uma observadora especial de quatro patas, a Ponga.

Muito obrigada a todos os que se juntaram a nós para este encontro, e a todos aqueles que contribuem para este programa!

1º Encontro (2016)

No dia 17 de Dezembro, o programa GelAvista promoveu um encontro com os observadores para apresentar os primeiros resultados e partilhar informação sobre biologia e identificação de organismos gelatinosos. O entusiasmo e o envolvimento dos observadores GelAvista foram inspiradores.