O 6º Encontro GelAvista decorreu em formato híbrido (online e presencial) nos dias 11 e 12 de Outubro de 2021.
A componente presencial foi realizada no CIIMAR, por isso a apresentação dos resultados mais recentes do programa GelAvista, centrou-se na região norte de Portugal. Foram ainda apresentados os resultados de um estudo focado na Caravela-portuguesa, desenvolvido por alunas da Universidade do Algarve e Lisboa em colaboração com o GelAvista, no âmbito do programa Sê investigador por 3 semanas do CEAUL (https://bit.ly/3D7KxVN). Ainda fruto das colaborações com o GelAvista, Sonia Gueroun, a trabalhar no projecto GoJelly (https://gojelly.eu/) apresentou o trabalho desenvolvido sobre a medusa-do-Tejo e que inclui dados GelAvista.
Os convidados foram a Doutora Alenka Malej do National Institute of Biology na Eslóvenia que falou sobre as medusas do Mar Adriático no contexto das alterações climáticas e, o fotógrafo de natureza Luís Quinta que revelou algumas das belas imagens que captou de espécies gelatinosas em águas portuguesas.
No dia 12 de Outubro, em formato exclusivamente online, tivemos um workshop sobre a identificação dos organismos gelatinosos mais comuns que ocorrem em Portugal. Como já vem sendo habitual, todos os participantes tiveram a oportunidade de colocar questões e no final do encontro foram atribuídos os prémios Medusa d’Ouro. Este foi o Encontro GelAvista mais participado de todos!