10º Encontro (2025)

O 10.º encontro GelAvista decorreu no dia 8 de novembro, no Centro do Mar – Navio Gil Eanes, em Viana do Castelo. No evento anual deste programa de ciência cidadã do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) apresentou-se os mais recentes resultados da monitorização dos arrojamentos de espécies gelatinosas no país.

Tivemos o prazer de contar com a Sra. Vereadora Fabíola Oliveira em representação da Câmara Municipal de Viana do Castelo na sessão de abertura. Além de voluntários do projeto e demais cidadãos interessados na temática também contamos com participantes online, reunindo maioritariamente investigadores e cidadãos observadores GelAvista.

Começamos com a apresentação do projeto GelAvista, seguindo-se o ponto da situação da monitorização das espécies gelatinosas em Portugal.

Seguiram-se as apresentações dos oradores convidados. “O papel do DNA ambiental na deteção precoce de espécies exóticas e organismos gelatinosos na costa portuguesa” foi o tema da apresentação da investigadora Sofia Duarte, da Universidade do Minho, onde estuda a diversidade genética de populações e espécies em ecossistemas costeiros e marinhos, analisando as suas variações no tempo e no espaço, especialmente face às alterações ambientais globais. Por sua vez, a coordenadora do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, Parque Ecológico Urbano, Centro de Mar e Rede Municipal de Ciência que integra o Observatório do Litoral Norte e o Observatório Internacional da serra D’Arga, Leonor Cruz, apresentou ” O papel da administração local na cidadania ambiental“, partilhando a sua experiência na área da comunicação de ciência.

O ponto da situação do Fitoavista – que monitoriza as ocorrências de fitoplâncton marinho em toda a costa portuguesa- encerrou as apresentações.

Perto do fim da manhã, foram entregues os prémios Medusa d’Ouro, reconhecendo a colaboração de Gonçalo Salgado, Graça Andrade, João Rua, Maria Pinto e Vasco Varanda com o projeto GelAvista durante o último ano.

O encontro encerrou com a realização de uma matiné GelAvista na praia Norte, onde fizemos avistamentos de veleiro e medusa-tambor. Esta iniciativa contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e CIIMAR e com a colaboração do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.