GelAvista
17 minutos atrásPartilhamos as ocorrências de #OrganismosGelatinosos, avistados ao longo da última semana em #portugal pelos #ObservadoresGelavista. Esta semana a espécie mais avistada foi a Medusa-tambor. Para informações sobre os cuidados a ter e quais as espécies mais venenosas consulte https://gelavista.ipma.pt/cuidados/. Esteja atento e, se não reconhece bem as espécies, não toque nos animais.
Também as viu? Viu algum outro gelatinoso? Não se esqueça de nos enviar o registo! Contribua para a grande monitorização dos gelatinosos! Continuamos a contar com os vossos contributos para mapearmos
MEDUSAS D’OURO 2025
Temos o prazer de reconhecer o contributo de João Rua. O João tem sido muito importante pela regularidade de avistamentos que remete do concelho da Lourinhã, enviando-nos informação desde 2023. Já avistou várias espécies, mas, na sua maioria têm sido avistamentos nulos, que são importantes para confirmar que os gelatinosos não estão a ocorrer naquela área, contígua a outras onde ocorrem.
Os prémios Medusa d’Ouro foram apresentados no Encontro GelAvista em Viana do Castelo.
Parabéns, João! Que possa continuar a colaborar connosco por muito mais tempo.
I
O projeto #GelAvista esteve no Encontro Nacional de Ciência Cidadã, que decorreu, 13 e 14 de novembro, em Oeiras.
O GelAvista e a Rede de Bibliotecas de Almada apresentaram os resultados da sua parceria, tendo sido realçado o papel das bibliotecas para levar a ciência à comunidade.
Neste Encontro foi debatido o papel crucial da Ciência Cidadã para a Comunidade, Equidade e Justiça Social, e as conclusões reforçam a importância da participação local nos projetos de ciência cidadã.
IPMA Ciimar Câmara Municipal de Almada
#cienciacidada